builderall

???Desde que comecei a tocar em uma equipe de louvor, percebi que nem tudo o que eu tocava era bom. E olha que eu tentava aplicar tudo o que sabia, como encaixar ?aquele acorde? que havia aprendido naquela semana em praticamente todas as msicas. Era como se houvesse muito glac para pouco bolo. Mas o que estava dando errado? Tenho certeza de que eu tentava dar o melhor de minha msica para Deus. Mas o que define o que ?o melhor?? Quanto mais dissonante e repleta de extenses for a harmonia, e quanto mais ?quebradeira? e contra-tempos tiver um arranjo, mais rica esta msica ser, certo? Nem sempre.

    

Simplicidade sem mediocridade

Com o tempo e conselhos de msicos mais experientes, notei que uma boa msica era aquela em que todos na banda encontravam seu lugar, como se pudessem falar e ser respondidos, fazendo assim com que a msica respirasse. O grande desafio aqui o de dar para cada instrumento que compe sua equipe algo distinto e simples para tocar (ou no tocar). No final, avalie se o arranjo permite que todos estejam sendo ouvidos, respeitando sempre a dinmica da msica, sendo esta intensa ou no.

importante ter como referncia, por exemplo, um arranjo feito para orquestra. A maioria das pessoas acha uma grade algo muito intrigante e complexo, mas se voc escutar cada instrumento individualmente, vai perceber que alguns deles tocam somente algumas notas durante uma pea de dez minutos. Cada um tem seu momento de aparecer ou de compor um naipe. No final, voc escuta algo rico e muito claro.

   

Por que simplificar?

Cada vez que escuto um arranjo de alguma msica que faz sucesso percebo que ela mais simples do que o que eu teria feito. Melodias nas pontes que soam como assinaturas, acordes abertos e puros com ritmos previsveis. Simplificar uma msica, alm de dar a ela uma identidade, torn-la acessvel ao pblico. Uma melodia que possa ser assobiada por qualquer um, uma msica acessvel. Isso tambm facilita ao ser reproduzida por uma banda. Acordes fceis colocados no lugar certo, baixo tocado com um bumbo acentuando a levada, tonalidade acessvel para a maioria dos cantores... Ah, os cantores! Enfim, uma msica simples uma msica que no chama ateno para si mesma e permite que as pessoas atentem para o que realmente importante. No caso da Igreja, a adorao a Jesus.

     

Msicos experientes x msicos iniciantes

O conhecimento musical, como j disse antes, no o nico responsvel por uma boa msica, mas saber aplic-lo sim. E este amadurecimento leva tempo. Em uma equipe de louvor procure providenciar uma boa estrutura para todos os msicos, experientes ou iniciantes, tais como cifras, partituras, ensaios, gravaes das msicas que sero tocadas no culto etc. Alguns msicos tm mais facilidade lendo, outros tirando uma msica de ouvido. Procure nivelar sua equipe pelo bsico. Nem muito profissional, nem muito amador, respeitando a fase de amadurecimento musical em que cada integrante se encontra, mas deixando claro onde voc quer que ele chegue, estimulando e encorajando-o.

   

A importncia do ensaio

H pessoas que acreditam que o ensaio prejudica a espontaneidade do perodo da adorao, tornando-o algo frio e mecnica. Mas, ao contrrio disso, a prtica do ensaio no s promove a unio entre os msicos envolvidos, como tambm cria um ambiente de aprendizado mtuo e proporciona mais segurana na execuo das msicas. O que gera mais liberdade e espontaneidade no perodo da adorao, dando para o msico condies de se expressar melhor, sabendo qual o seu papel. Particularmente, vejo o ensaio como um passo prtico de adorao a Deus, entregando a Ele um perodo de adorao com preparo, dedicao e excelncia.

 

Dinmicas para improvisao

O que fazer durante um perodo instrumental no louvor? Ou o que tocar quando o dirigente simplesmente aponta para voc executar um solo durante uma ponte ou o refro da msica? Improvisao a arte de expressar algo espontneo, inspirado no momento, algo singular. Improvisao tambm algo para ser praticado durante os ensaios, pois requer conhecimentos mnimos de escalas, harmonias e estilos, alm de amadurecimento musical. Msicos que j improvisam com facilidade costumam tocar sries interminveis de arpejos seguidos de escalas cromticas e diatnicas, ascendentes ou descendentes, e o mais rpido possvel.

  

O alvo aqui seria o de, com uma ou poucas notas, expressar um sentimento to profundo quanto o de uma escala formada por um grupo de semi-fusas. Lembre-se: MENOS MAIS. A ateno no deve estar focada no solo, mas no inspirador dele. Afinal, quem tem sido sua inspirao musical? Procure observar o que o Pai est fazendo naquele momento, e traduzir isto em notas. No tenha medo de errar, arrisque! Se voc sente que Deus est ministrando para seu povo sobre misericrdia, com f, toque arrependimento. Enfim, improvisar tambm entoar um cntico novo. Miles Davis, um dos maiores gnios do jazz, uma vez disse: ?Eu j sei tocar todas as notas, agora num solo procuro a ausncia delas?.

    

Como harmonizar as vozes

Ah, finalmente os cantores. O grupo mais importante dentro da equipe de louvor, e ainda assim o grupo de menor preparo musical na maioria das igrejas (afinal, todo mundo sabe cantar, certo?) No posso deixar de enfatizar o quanto importante que as pessoas que se propem a cantar na equipe de louvor busquem treinamento tcnico nesta rea. A voz o instrumento mais complexo e mais perfeito que existe. Necessita de muito cuidado e preparo.

   

O estudo tcnico da voz ajuda na pronncia ou articulao das palavras como tambm na respirao, dinmica e afinao da voz, alm de dar embasamento prtico e terico para harmonizao vocal. Harmonizao vocal a adio de uma ou mais vozes diferentes da melodia, baseadas na harmonia ou acordes de uma msica. Sempre que um arranjo vocal for feito, procure respeitar a dinmica natural da msica. Portanto, onde houver mais tenso, geralmente no refro, acrescente vozes melodia, enchendo o arranjo com mais harmonia. Porm, onde a msica no pedir tenso, geralmente nas estrofes, deixe a melodia sozinha, com menos harmonia.

  

Se voc est montando um backing vocal (e no um coral), as vozes que o compem o podem ser simples. No coral voc pode ter vrias vozes por naipe. Por exemplo: 4 tenores, 4 baixos, 4 contraltos e 5 sopranos. No backing vocal suficiente ter 1 contralto, 1 tenor e uma voz masculina ou feminina cantando a melodia, como que um reforo nos momentos de maior tenso apoiando o solista ou dirigente.

  

Ensaie sempre, tire todas as dvidas que aparecerem durante o ensaio. No menospreze a sua parte no vocal, por menor que ela seja. Procure pensar no arranjo como um todo, e no apenas a sua parte microscopicamente. O mais importante que quando voc estiver cantando, sua funo a de adorao para que as pessoas possam te seguir sem distraes. Este no deve ser um momento de performance vocal, mas de apontar para Jesus.