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O violo talvez seja o instrumento mais popular e prtico que existe, pelo menos no Brasil. fcil encontrar algum que saiba tocar alguns acordes no violo. Creio que exatamente a praticidade que faz dele o instrumento mais tocado pela galera. Com um violo na mo voc pode fazer uma festa. Ele harmnico e ao mesmo tempo percussivo. Com o violo voc pode conferir msica no apenas o tom no qual ela ser executada, mas tambm a rtmica. Isso faz do violo um instrumento timo para ser usado quando voc no tem uma banda completa. Mas existem diferenas entre o uso do violo em uma banda e em um grupo pequeno, e isso uma grande dificuldade que vejo entre ?violeiros? que encontro por a.

 

Usando o violo em uma banda

Em banda, ?menos mais?. Cada msico precisa procurar o seu lugar, e preencher o espao que cabe a ele, sem atropelar todo mundo. No diferente com o violo. Muitas vezes uma grande dificuldade assimilar o princpio de que em determinados momentos voc pode at mesmo parar de tocar. Geralmente, o violonista comea treinando sozinho, ou em grupos pequenos. Isso confere a ele a sensao de que a msica sempre depende do preenchimento do violo com levadas cheias e repetidas. Fato que o violo geralmente o instrumento que oferece a base para a msica, mas o piano (rgo, pads, etc...) e a guitarra tambm podem fazer isso muito bem.

 

Como isso pode funcionar na prtica? Diminuindo o nmero de batidas e acrescentando sonoridade. Diminua as batidas e permita que seu violo soe os acordes. Agora, aonde voc vai tirar uma questo de ouvir o resto da banda e procurar seu espao. Se voc no consegue perceber o espao deixado pela banda, pea ajuda a um msico mais experiente.

  

s vezes ouvimos bandas ?de um arranjo s?. O que seria isso? Aquela em que o violo sempre comea a msica. Isso geralmente acontece quando o lder de louvor toca o violo. Para que nossa equipe de louvor no seja ?de um arranjo s?, precisamos dar espao para diversas introdues, mesmo que para isso o violo precise estar de fora.

  

Quando estvamos produzindo a msica ?Amo a Ti?, do CD Atitude, perguntei para o produtor Paulo Lira: ? ?Como ser o violo nessa msica?? Ele me disse: ? ?Acho que no precisa nem de violo. J est lindo assim?. Pra mim era um conceito novo. Mas no que estava lindo mesmo!

 

Um banquinho e um violo

Mesmo antes de me converter, minhas primeiras apresentaes em pblico com um violo aconteceram em reunies religiosas. Eu tocava um Tonante (meu primeiro violo) e minha me liderava o perodo de cnticos de uma reunio de grupo caseiro da igreja, h 12 anos. Apesar de eu no gostar muito daquela experincia difcil, eu sabia que de alguma forma estava contribuindo para o servio daquele grupo. E as pessoas tambm reconheciam isso. No final da reunio, as senhoras at me davam pastis a mais por eu ser o msico da equipe. Minha me, como uma boa crist, arrastava as msicas ao mximo que elas podiam ser arrastadas. Era duro de acompanh-la. Aprendi muito com aquele pequeno grupo de pessoas que insistiam em fazer do meu trabalho o mais difcil possvel. Por exemplo, aprendi que as msicas que funcionam melhor em grupos caseiros so as mdias. Se voc toca uma msica lenta demais, ela praticamente no anda. Se voc toca uma rpida, ela se tornar uma mdia e perder a caracterstica. Se voc usa uma msica mdia, ter uma boa chance de sucesso. Alm disso, gostaria de compartilhar algumas coisas que hoje tento aplicar quando estou frente de um grupo pequeno, tocando meu violo, seja liderando louvor ou no.

  

Tocando em um grupo pequeno, use toda a sua criatividade para conferir msica dinmicas diferentes, e no permitir que ela fique montona. No seja um msico de uma levada s. Busque formas diferentes para se tocar uma msica. No que diz respeito tambm dinmica, necessrio pesar a mo ou maneirar de acordo com a tenso que voc deseja dar msica.

  

Muitas vezes, percebo tambm pessoas querendo executar apenas com o violo arranjos que foram montados para uma banda inteira. No caia nessa, porque voc corre um srio risco de deixar a msica sem sentido, e at mesmo dificultar para as pessoas que no entendem de msica como voc. Busque introdues simples. Ao invs de ditar frases, d s pessoas a segurana da tonalidade em que a msica ser executada. Em um grupo pequeno voc pode acrescentar tambm instrumentos bsicos de percusso como ovinho, pandeiro e o djembe (que muito indicado por sua variedade de sons graves e agudos). Isso uma grande ajuda em grupos como aquele da igreja em que eu tocava, que nunca acompanhava o ritmo das msicas.

  

Uma dica tambm importante ? e que pode at parecer ridcula ? sobre a afinao. Afine seu violo SEMPRE antes de um perodo de louvor ou ensaio. As cordas do violo so sensveis mudana de temperatura, e por isso tanto o frio quanto o calor podem desafin-lo. E tambm alguns violes tm dificuldade para manter a afinao. No confie no seu ouvido somente. Invista em um afinador eletrnico. Se o seu afinador tiver calibragem, no se esquea que o padro (ou diapaso) 440hz.

  

Violo para principiantes

O tipo de violo depende do estilo musical que voc pretende executar. Por exemplo, na Vineyard hoje, o estilo que mais tocado o folk-rock. Para esse estilo, violes de nylon no combinam. Mas isso no quer dizer que o violo de ao sempre melhor. Um dedilhado ou um ?swing brasileira? em um violo de nylon tambm tem o seu lugar. Depende do estilo que sua igreja e sua banda esto acostumados a usar. Em se tratando de um grupo pequeno, em que voc precisa tocar sem amplificao alguma, o de ao mais recomendado por causa do maior volume de som em relao ao violo de nylon. So dicas simples, mas que fazem diferena.

   

Violo avanado

Hoje est na moda o uso do capotraste ? que muita gente conhece como abraadeira. Eu estava assistindo a um DVD de adorao super moderno de um evento que acontece nos EUA, e oito entre 10 msicas foram tocadas com capotraste. Particularmente, eu aderi a essa moda. H quem diga que capotraste coisa de preguioso, que no gosta de fazer pestana. Mas fato que o capotraste confere a mobilidade de executar a msica em um mesmo tom com timbres dos mais variados. Use o capotraste e execute a mesma seqncia de acordes em formatos diferentes (Ex: G em foma de D). Isso funciona mais ou menos assim: com um conhecimento bsico a respeito de escalas, voc transpe o tom da msica para o formato que voc deseja usar, subindo no brao do violo o nmero de casas correspondente ao nmero de tons ou semi-tons que formam o intervalo entre o tom da msica e o acorde que voc vai utilizar, e toca como se tivesse encurtado um pedao do brao do violo.

  

Se tambm em alguma msica voc tem todos os acordes em formato de pestana e no quer mudar o tom original, use o capotraste. Principalmente em um perodo de louvor em que voc precisa executar cinco ou seis msicas consecutivas, pegar no meio uma msica cheia de pestanas pode ser uma experincia dolorosa.

  

Tocando com o corao

Como em qualquer outra atividade no Reino ou, mais especificamente, em uma equipe de louvor, ns msicos devemos lembrar que nosso papel servir. Facilitar que as pessoas se conectem com o Pai o princpio de onde deve partir nosso bom senso para todas as nossas idias musicais. Meu corao pende para dois lados: como msico, anseio por uma msica cheia de qualidade e com diversidade de ritmos; como lder de louvor, olho para as pessoas a minha frente e penso em como eu posso ajud-las a se encontrar com o Pai.

  

O grande desafio somar essas coisas. O violo tem sido para mim um companheiro diante de Deus. Se o meu violo falasse, e fosse fofoqueiro, eu teria srios problemas! Ao invs de usar a praticidade do violo para se exibir em rodas de pessoas, use-o diante de Deus.